BLACK FRIDAY:

Como reagir a uma alergia por cosmético? O que fazer?

em quinta-feira, 11 de novembro de 2021

 Oii, Primavera!


Eu juro que desde de que criei o blog (e olha que é sério) a maioria dos comentários que recebo é sobre reação que algum produto causou, geralmente as pessoas acabam pesquisando e caindo no meu blog e já comentam esse fato comigo e até alertam outras pessoas sobre esse perigo, mas você sabe como agir? Bora lá que eu te explico melhor.






ESTE POST FOI PUBLICADO INICIALMENTE EM 2020, MAS ESTOU ATUALIZANDO ELE.


Quando eu digo que recebo mensalmente comentários do tipo: "usei este produto e meu rosto ficou vermelho" é realmente sério, se vocês visualizarem alguns posts, principalmente o de resenha de cosméticos vão perceber que a quantidade de comentários assim é absurda, por isso resolvi trazer algumas dicas que são válidas na hora de resolver os casos de alergia 


# Como saber qual o tipo de reação dada após a aplicação de algum produto cosmético?


Dermatites de contato são exemplos de reações adversas na qual podem ser caracterizadas de irritativas ou alérgicas distinguindo-se na forma em que se ocorre o processo. Na dermatite de contato irritativa acontece uma inflamação local e o agente causador depende unicamente do tempo de ação, da exposição contínua e sua intensidade desconsiderando o mecanismo imunológico e alérgico (HARRIS, 2016). Na dermatite alérgica de contato o indivíduo se apresenta previamente sensibilizado havendo uma reação imunológica específica que induz a produção de anticorpos que agem contra o antígeno provocando danos teciduais (MARTINS; REIS, 2011). Retirado do artigo científico: Reações alérgicas relacionadas aos cosméticos: primeiros socorros.


Aqui dá pra ter uma noção bem básica sobre o que é a dermatite de contato e alérgica e o primeiro passo para perceber que ocorreu um efeito indesejado na aplicação do seu produto. Esse artigo é perfeito pra quem quer saber mais sobre esse assunto de alergias, recomendo bastante a leitura, inclusive para quem ainda não entende muito sobre skincare, muitas vezes é importante ter certeza que aquela reação veio daquele produto. 


Conservantes e fragrâncias estão entre os principais causadores de reações alérgicas como apontam diversas literaturas, sendo dificilmente não estarem presentes nas formulações (Figura 5 e 7). Opta-se por matérias primas que sejam hipoalergênicas (REGIONAL; REGI, 2008). As reações adversas mais comuns a cosméticos são a dermatite de contato ou alergia de contato consequência do uso prolongado e cumulativo de sabonetes, xampus, produtos de limpeza da pele, desodorantes entre outros (FAGUNDES et. al.;). Fonte: Reações alérgicas relacionadas a produtos cosméticos



 


# Como reagir após o aparecimento da dermatite? 


Lendo em alguns sites (escritos por médicos dermatologistas) pude perceber que a maioria recomenda a ida em algum hospital, dermatologista ou médico específico de alergias para que possa ser feita a medicação correta e exames para saber qual o componente que te deu de fato uma reação alérgica.

Vale lembrar também que o ideal é você observar qual o possível produto cosmético tenha causado a dermatite e SUSPENDER SEU USO NA HORA. Já vi muitos casos da pessoa sentir algo na pele e mesmo assim continuar usando ele todos os dias, o ideal mesmo é não usar aquele cosmético mais e você pode doar pra alguém que você conheça, já que a reação em si é algo muito pessoal e vai de pele pra pele.





Ahh só pra constar que qualquer componente pode causar alguma reação em qualquer tipo de pessoa/pele, já que temos a nossa derme bem diferente uma da outra, cada organismo age de um jeito, por isso é importante fazer o teste do produto antes de aplicar no rosto. 

Uma outra ação importante e que deve ser tomada antes ou após a ida ao médico é: fotografar e entrar em contato urgentemente com o SAC da marca, que nada mais é: serviço de atendimento ao consumidor, que vai te auxiliar melhor em relação a devolução do produto ou troca, enfim, o que você acordar com a marca, sempre atente-se a isso ok? Muita gente só manda a mensagem pra mim e não faz nada a respeito, procure seus direitos.






Veja também:






Depois desse post não tem mais como a gente só ver um produto causando alguma reação indesejada não é? Eu aposto que a partir de hoje você vai pelo menos lembrar do que deve fazer! E eu também sei que você vai ajudar a coleguinha aqui divulgando essa postagem né? haha


Eu espero que tenham gostado deste conteúdo mais "educativo" e que suas dúvidas estejam sanadas :) a propósito quero saber se vocês já sofreram alguma reação após o uso de maquiagem ou outros produtos de beleza! Comentem por aqui, um beijo e até mais :*


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Oii, Primaveras! Sejam bem-vindas ao blog <3

Fico muito feliz em saber que você está comentando e interagindo por aqui! Agradeço pelo carinho e com certeza irei retribuir.

Eu leio cada resposta de vocês, uma a uma e qualquer comentário que não tenha relação com o post ou seja vazio e ofensivo não será aceito. Se quiser um contato direto comigo, clique aqui

Aproveite e acompanhe meu Instagram: @camis.goularts e Pinterest: /camisgoulartt